Unifenas
Unifenas
   
 
Busca :   
   
 
Resultado de Exames Laboratoriais
 
Fale Conosco
 
 Humanização

 Banco de olhos

 Banco de sangue

 Guia de saúde

 Convênios

 
 
 
 
   Principais Datas
  • 1 de Junho de 1990: Início da obra.
  • 16 de Março de 1992: Bloco 1 - Ambulatório.
  • Setembro de 1992: Construção dos 1° Leitos e 1ª Sala de cirurgia.
  • Outubro de 1992: 1° Internação.
  • 04 de Dezembro de 1992: Primeiro parto - Nasce a menina Luiza Alzira.
  • 12 de Dezembro de 1992: Inauguração oficial do Hospital Universitário Alzira Velano.
  • 18 de Outubro de 1995: Inauguração da Clínica de Fisioterapia.
  • 23 de Maio de 1998: Inauguração do Instituto de Olhos.
  • 12 de Dezembro 1998: Inauguração do Bloco IV.
  • 2 de Setembro 1999: Inauguração do Centro de Reabilitação em Biofeedback.
  • 8 de Setembro 2000: Inauguração da Hemodiálise.
  • 08 de Dezembro 2000: Inauguração da Clínica de Fonoaudiologia.
  • 28 de Setembro de 2002: Inauguração do CEP e da Central de Esterilização e da Lavanderia.
  • 8 de Março de 2004: Inauguração da UTI Neonatal.
  • 20 de Novembro de 2008: Inauguração da Unidade Materno-infantil.
  • Hospital Universitário Alzira Velano: um moderno centro de vida

    Soloni Viana


    Enquanto comemorava a autorização para o funcionamento do curso de Medicina da Unifenas, em 15 de dezembro de 1988, o professor Edson Antônio Velano, dava início a sua obra mais revolucionária e transformadora. Começaria a mudar, a partir dali a saúde no Sul de Minas.

    Enquanto as máquinas começavam o serviço de terraplanagem em junho de 1990, traçava-se um novo desenho para o ensino médico, a assistência à saúde em Minas e construía-se um novo destino para a cidade de Alfenas.O futuro começava ali.

    Rapidamente o sonho tomou forma. Terra, tijolos, cimento, massa e ferro se transformaram em salas, corredores, consultórios, centros de tratamento intensivo, laboratórios, salas de cirurgias e se tornaram - aliados a competência das equipes médica e administrativa - um centro de excelência em atenção à saúde.
    A coragem do sonho e a força do trabalho do jovem educador Edson Velano (1945- 2010) foram os alicerces que edificaram os serviços de assistência de qualidade, o atendimento cuidadoso, o tratamento especializado, os benefícios sociais, o ensino qualificado e o humanismo que permeia toda instituição.

    Os dados comprovam o ritmo acelerado da construção e a história mostra o crescimento contínuo do hospital.
    Em 16 de março de 1992 foi inaugurado o ambulatório no 1º Bloco do prédio.
    Em Setembro de 1992 termina a construção dos quartos com os primeiros leitos e é feita a primeira sala cirúrgica. Em outubro de 1992, houve a primeira internação e em 4 de dezembro acontece o primeiro parto - nasce a menina Luiza Alzira.Em 12 de dezembro de 1992 é inaugurado oficialmente o Hospital Universitário Alzira Velano.

    O idealizador, criador e mentor do Hospital Universitário Alzira Velano, então reitor da Unifenas, universidade que ele idealizou e criou, nos anos 60, Prof Edson Antônio Velano, de saudosa memória, fez questão de dar ao hospital o nome de sua mãe, Dona Alzira Velano, em bonita homenagem, para que o hospital tivesse uma feição maternal, acolhedora, e seguisse uma filosofia humanista.

    O Hospital Universitário Alzira Velano é um hospital geral que realiza atividades de ensino, pesquisa e assistência, sendo referência no Sistema Municipal e Estadual de Saúde, no atendimento aos pacientes portadores de patologias de média e alta complexidade.

    Reconhecido pelo MEC e pelo Ministério da Saúde como hospital de ensino, o Alzira Velano é um Complexo Hospitalar formado pelo Hospital Central – com 150 leitos, CTI adulto, UTI Neo Natal, UTI pediátrica e moderno centro de apoio ao diagnóstico; 6 Ambulatórios em bairros de Alfenas e 5 Clínicas Especializadas: Instituto de Olhos, Clínica de Fisioterapia, Clínica de Fonoaudiologia, Centro de Hemodiálise, CER III, e Serviço Anatomopatológico.

    Com moderno serviço de apoio ao diagnóstico e Pronto Socorro, que atende 24 horas por dia, o Hospital Alzira Velano é referência regional em Gestante de Alto Risco, Urgência e Emergência, Neurocirurgias, Ortopedia, Cirurgia Vascular, Cirurgias Bucomaxilofacial e Lesões Lábiopalatais, Saúde Auditiva, e em UTI Adulto, Uti Neonatal e Uti Pediátrica.

    Na área de reabilitação o hospital é credenciado pelo CER III - Centro Especializado em Reabilitação (fonoaudiólogo, fisioterápico e visual), do programa Viver sem Limites, do governo federal.

    Para atender aos acadêmicos, localiza-se no pátio interno do Hospital, o Centro de Ensino e Pesquisa – CEP, com salas de aula, auditório e biblioteca.
    Integrado ao Sistema Único de Saúde, o hospital realiza cerca de 50 mil procedimentos ao mês, dos quais 87% são realizados pelo SUS e os outros através de convênios ou particulares. O Alzira Velano é o SUS que dá certo.
    O Hospital oferece Residência Médica em 12 especialidades: Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Medicina de Urgência, Neurocirurgia, Nefrologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Radiologia e Diagnóstico por imagem. O hospital oferece curso de especialização em cirurgias bucomaxilofacial e lesões labiopalatais.
    Construído especialmente para ser um Hospital Universitário, o Alzira Velano recebe para formação os acadêmicos do curso de Medicina da Unifenas, e para estágio os alunos dos cursos de enfermagem, nutrição, biomedicina, psicologia e farmácia.

    O Hospital Universitário Alzira Velano, conta com corpo clínico formado por 150 médicos e oferece serviços nas especialidades de: anestesiologia, cardiologia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia vascular, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, hematologia, infectologia, mastologia, medicina da família e comunidade, medicina do trabalho, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia/traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria e puericultura, pneumologia, proctologia, psiquiatria, radiologia, urologia, captação de órgãos, captação e transplante de córneas, tendo um Banco de Tecidos Oculares.
    O Alzira Velano atende e cuida da saúde da população de Alfenas e de 26 municípios.
    Em alta complexidade, atende mais de 100 cidades do Sul e do Sudoeste de Minas, uma população estimada em cerca de um milhão de pessoas.
    Os números são expressivos e atestam não só o crescimento, mas a qualidade dos serviços prestados. São mais de 50 mil procedimentos ao mês, somando 600 mil ao ano, uma média aproximada de 1.600 procedimentos ao dia. No Pronto Socorro são feitos em torno de dez mil atendimentos mensais.

    O que marca a excelência do Alzira Velano, além da solidez da instituição, da qualidade das instalações, serviços e equipamentos é a filosofia humanista que orienta as ações de toda equipe. Totalmente integrado aos princípios do SUS, com uma única entrada de acesso, humanização do atendimento com acolhimento com classificação de risco, através do Protocolo de Manchester, O Hospital Alzira Velano é exemplo de atenção à saúde, de atendimento e cuidado. É também exemplo de ensino em saúde, e também de gestão em saúde. O Hospital é mantido pela Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas, que tem como presidente, uma das filhas do fundador Edson Velano, a médica Dra Larissa Araujo Velano Dozza.

    Hoje, somam-se 25 anos de assistência, ensino e pesquisa. São 25 anos de serviços prestados à comunidade, de atendimento humanizado, dedicação eficiente e trabalho cotidiano para minimizar a dor e cuidar das pessoas, tratando a doença e promovendo a saúde. São 25 anos de vida.

    Comemorações do Jubileu de Prata

    O hospital Universitário Alzira Velano, que completará 25 anos de inauguração em dezembro de 2017, já iniciou as celebrações do seu Jubileu de Prata. Um grande evento marcou o início das comemorações, em dezembro de 2106, quando foi lançada a Comenda Prof Edson Antônio Velano que irá agraciar profissionais que se destaquem na área médica e de promoção da Saúde, que tenham contribuído, na assistência, no ensino ou na pesquisa para o desenvolvimento e melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas. Entre eventos acadêmicos e sociais, haverá lançamento de livros, seminários, simpósios e no final do ano, uma marcante celebração, para encerrar, com chave de ouro, o ano do Jubileu de Prata.

     
     
     
      Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
    © UNIFENAS - Todos os direitos reservados.
    -->